As vendas de automóveis de passeio e comerciais leves em agosto registraram uma queda de 9,54% em relação ao mês anterior.
Segundo o último relatório de emplacamentos divulgado pela Fenabrave, 247.525 veículos foram comercializados no último mês, ante 273.621 unidades vendidas em julho. Em contrapartida, o resultado de vendas acumulado em 2009 computou um aumento de 3,94% em comparação com o ano passado.
Na participação de mercado, a VW sustenta a liderança entre os automóveis de passeio, com 25,70%. A Fiat segue logo atrás, com 25,33%, sendo que Chevrolet (20,89%) e Ford (8,62%) formam a lista dos quatro primeiros. Honda (5,18%), Renault (4,78%), Peugeot (2,58%), Citroën (2,57%) completam o ranking das oito melhores montadoras.
Já no resultado acumulado de 2009, o primeiro lugar é da Volkswagen (26%). Com 25,15%, a Fiat aparece na segunda posição, seguida por Chevrolet (20,09%) e Ford (9,66%).
Entre os automóveis de passeio, o Volkswagen Gol permanece no primeiro lugar, com 25.355 emplacamentos em agosto e 195.350 veículos no ano. A vice-liderança é do Fiat Palio, que registrou 17.182 unidades no mês anterior e 132.673 emplacamentos.
Outro representante da marca italiana, o veterano Mille, aparece na terceira posição. Em agosto, foram 13.964 automóveis vendidos, número que sobe para 112.367 em 2009. O quarto lugar é do Chevrolet Celta (12.781 unidades no último mês e 88.879 carros no ano).
A GM também marca presença com o Corsa Sedan, que permanece à frente do sexto colocado Volkswagen Fox. A lista dos dez mais vendidos não sofreu alterações em relação a junho, com Fiat Siena, VW Voyage, Ford Ka e Chevrolet Prisma fechando a lista dos dez mais vendidos.
No geral, poucos modelos apresentaram crescimento em suas vendas. Entre os populares, apenas Ford Ka e Renault Clio aumentaram o número de emplacamentos. Enquanto o hatchback da marca norte-americana passou de 7.502 para 7.888 unidades vendidas, o modelo francês subiu de 740 para 1.038 veículos.
Nos demais segmentos, o Honda City se destacou com 2.538 veículos emplacados em agosto. Entre os médios, a chegada da linha Astra 2010 – com mais equipamentos e preço competitivo – preservou a liderança do hatch em sua categoria, com 2.793 emplacamentos.
O Mini Cooper também mostrou resultado positivo, praticamente triplicando suas vendas: o compacto vendeu 120 unidades em agosto, ante 47 comercializadas no mês anterior.
Por fim, a Volkswagen Saveiro surpreendeu, fechando o mês de agosto com aumento em suas vendas. Apesar de ainda estar no terceiro lugar (atrás de Fiat Strada e Chevrolet Montana), a picape totalizou 3.109 veículos emplacados mesmo com a iminência do lançamento da nova geração, que acontece neste mês.
NISSAN LIVINA X-GEAR
O clube dos “aventureiros urbanos”, inaugurado há dez anos pela Fiat, cresce a cada dia. A Nissan é a mais nova participante deste grupo com o Livina X-Gear, que, como a maioria de seus concorrentes, traz apenas diferenças visuais.
O estilo, no entanto, é menos agressivo do que os outros modelos. A dianteira exibe uma grade cromada de desenho exclusivo, que combina com os apliques de plástico preto no para-choque.
Na lateral, as molduras dos para-lamas se fundem com a parte inferior das portas, que possui apliques nas cores preto e prata. As rodas de liga leve de 15 polegadas são exclusivas. Já a traseira também segue a mesma receita, mas de forma bem discreta, sem detalhes como o estepe instalado na tampa traseira.
Internamente, não há mudanças em relação à Livina “convencional”. A versão X-Gear será vendida nas motorizações 1.6 16V (de 108 cv com álcool e 104 cv com gasolina) e 1.8 16V (com 126 cv se movido a álcool e 125 cv com gasolina), ambas flex e nas versões básica e SL.
Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas e airbag para o motorista são oferecidos de série desde a configuração básica. Freios com sistema anti-travamento (ABS), airbag para o passageiro e abertura das portas Keyless são acrescentadas nas versões superiores. A transmissão automática de quatro velocidades é vendida como opcional para os modelos com motor 1.8.
As vendas da Livina X-Gear começam no dia 8 de setembro e a minivan vai concorrer na faixa de 50 mil a 65 mil reais, disputando mercado com Honda Fit, Kia Soul, Fiat Idea Adventure, entre outros.
Novo fiat punto evo
Em 2005, o Grande Punto chegou à Europa com a missão de recuperar a Fiat de uma das piores crises de sua história. O hatch foi bem-sucedido no Velho Continente e obteve o mesmo êxito desde sua chegada no Brasil, em 2006.
Deve ser por isso que os italianos decidiram mudar pouca coisa na primeira reestilização do carro. O Punto Evo chega ao mercado europeu com leves retoques visuais.
Na dianteira, o compacto ganhou uma nova grade, muito parecida com a do Cinquecento. O para-choque recebeu uma nova tomada de ar, deixando o hatch com aspecto mais agressivo. A lateral permanece sem alterações, enquanto que a traseira ganhou lanternas com nova disposição de luzes e um para-choque renovado.
O interior possui um novo painel, mais requintado e parecido com o do Bravo. As saídas de ar e os instrumentos ganharam desenhos inéditos. Já o sistema de navegação Blue & Me conta com uma tela sensível ao toque para exibir as informações do GPS e do telefone celular.
Quanto às motorizações disponíveis, o Punto Evo possui a tecnologia MultiAir, um sistema eletromagnético de controle de válvulas que controla a admissão de ar, resultando em ganhos de potência, torque e menor emissão de poluentes, além de baixo consumo. O sistema Start & Stop, que desliga o motor em situações que o conjunto não é utilizado e o religa assim que o condutor acelera, também será oferecido no hatch.
A segurança também não foi esquecida pela Fiat. No total, são sete airbags, sendo dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um exclusivo para a proteção dos joelhos do motorista. Freios com sistema anti-travamento (ABS) com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de estabilidade (ESP) completam o pacote.
O Punto Evo será apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt, em setembro, e chega às revendas européias na segunda quinzena de outubro.