A Volkswagen anunciou na última sexta-feira, 17 de julho, o lançamento de uma série limitada do Golf, voltada para os fãs do hatchback.
Batizada de Silver Edition, a edição especial conta com detalhes exclusivos, como o teto pintado na cor preta, em contraste com a carroceria prata. Outros itens, como espelhos retrovisores, grade dianteira e aerofólio traseiro, também são negros. Faróis e lanternas escurecidos e as rodas de 17 polegadas completam o visual externo.
O interior é revestido em couro, inclusive em detalhes como os painéis de porta, apoio de braço central e nas manoplas de câmbio e freio de estacionamento. O console central possui apliques em alumínio e exibe a numeração de série, estampada acima do sistema de som.
Entre os itens de série, o hatch conta com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rádio/CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e entrada auxiliar, piloto automático, airbag duplo e freios com sistema anti-travamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). O teto solar elétrico é vendido como opcional.
Serão fabricadas apenas 50 unidades do Golf Silver Edition, todas equipadas com o propulsor 2.0 Flex, que desenvolve 120 cv se abastecido com álcool e 116 cv com gasolina.
O veículo poderá ser adquirido com a transmissão manual de cinco marchas ou automática Tiptronic de seis velocidades. Os preços do modelo começam em 63.400 reais para a versão manual e 68.890 reais para a automática.
Jaguar
Símbolo da sobriedade britânica, sedã muda radicalmente e ganha visual do ‘irmão’ XF
A aquisição da Jaguar pela Tata Motors parece ter feito muito bem à montadora inglesa. Desde a transação, a montadora ganhou sangue novo e passou a investir em novos projetos para resgatar sua luxuosa imagem.
Um deles é a nova geração do XJ, que abandonou as formas conservadoras que caracterizavam o sedã. O modelo ganhou contornos mais ousados e marcantes, bem ao estilo do XF (ultimo projeto desenvolvido pelos ingleses em parceria com a Ford).
De frente, nota-se grande semelhança com o XF, especialmente em detalhes como a grade dianteira, os vincos agressivos no capô e os faróis de formato afilado. O conjunto forma um visual intimidador, que remete a um felino (não por acaso, símbolo maior da montadora inglesa).
A lateral tem um perfil esportivo, seguindo a tendência dos cupês de quatro portas. O teto com uma suave curvatura e a linha de cintura elevada são dois elementos marcantes no novo XJ. Curioso é o detalhe das colunas “C” pintadas em preto, para criar a ilusão de continuidade com as janelas laterais.
Já a traseira esbanja ousadia – ao menos para os padrões da Jaguar -, com lanternas verticais com iluminação por LEDs que acompanham as formas da tampa do porta-malas. O vistoso par de ponteiras completa o pacote estético e dá um toque de esportividade.
Por dentro, o desenho não repete o mesmo arrojo da parte externa, mas agrada. As formas circulares predominam em detalhes como as saídas de ar, o painel de instrumentos e até no inovador Drive Selector, recurso proveniente do XF.
Trata-se de um câmbio automático de desenho diferenciado, cujas marchas são selecionadas por um botão giratório no console central. O interior ainda conta com uma tela de oito polegadas sensível ao toque, que exibe informações do sistema de navegação por satélite (GPS) ou os controles do DVD.
As portas contam com apliques de madeira de lei, enquanto que os confortáveis bancos são revestidos em couro especialmente tratado. Destaque também para o belo teto solar panorâmico confeccionado com chapas de vidro, que deslizam para cima ou para baixo de forma a não comprometer o espaço para as cabeças dos ocupantes.
O novo XJ será vendido com quatro opções de motorizações, sendo três delas movidas a gasolina. O propulsor de entrada é um 5.0 V8 aspirado, que gera 385 cv, enquanto que a versão intermediária conta com o auxílio do compressor para desenvolver 470 cv.
Já a configuração topo-de-linha tem 510 cv, suficientes para que o sedã acelere de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Uma versão movida a diesel também figura entre os planos da Jaguar. Ainda não há previsão de chegada do novo XJ no Brasil.
Fiat Strada Cabine Dupla
Agora, a montadora aposta no lançamento da Strada Cabine Dupla para se manter no topo. Apesar de anunciada como um veículo para até quatro passageiros, a picape virou um carro 2+2, ou seja, com espaço para dois adultos e duas crianças.
Para comportar mais duas pessoas, a cabine cresceu 20 centímetros em relação à estendida. Por conta da modificação, a caçamba teve seu volume reduzido em 30%, caindo de 830 para 580 litros.
Na dianteira, pouca coisa mudou. O visual parrudo da configuração Adventure se mantém inalterado, com itens como faróis com mascara negra, grade cromada e dois pares de faróis de neblina.
Já a lateral teve suas linhas modificadas por conta da cabine dupla. Além das janelas, detalhes como estribos laterais, rack de teto e santantônio também foram redesenhados para acompanhar o crescimento da cabine.
A traseira, por sua vez, se manteve sem alterações. As lanternas de efeito visual discutível e os apliques plásticos na tampa da caçamba compõem o kit “fora-de-estrada light” da picape.
Entre os itens de série, a Strada Cabine Dupla conta com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, brake-light, bússola, inclinômetro, janela traseira corrediça e pneus de uso misto com rodas de 15 polegadas.
A lista de opcionais é composta por freios com sistema anti-travamento (ABS), airbag duplo, rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e entrada USB, bancos revestidos em couro e o sistema de bloqueio do diferencial dianteiro, conhecido como Locker ou ELD.
A Strada Cabine Dupla será oferecida apenas na versão Adventure, equipada com o motor 1.8 Flex, que gera 114 cv com álcool e 112 cv se abastecido com gasolina. O novo modelo poderá ser comprado por 46.440 reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário